Trama Ativa de Norberto Nicola

Legado Arte

O Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro recebeu exposição do artista Norberto Nicola com curadoria de Denise Mattar. Por ocasião da exposição, foi feito o livro “Trama Ativa” que terá lançamento em São Paulo no dia 15 de junho, às 11h, na Pinacoteca.

Tapecaria Norberto Nicola - acervo Legado Arte

Tapecaria Norberto Nicola – acervo Legado Arte

Norberto Nicola iniciou sua carreira com a tapeçaria plana, com a qual fez grande sucesso mas, foi na tapeçaria tridimensional, nas “formas tecidas” que alcançou sua plenitude. Suas tapeçarias saíram da superfície plana da parede para adquirir características escultóricas e o resultado foi uma obra intensa e arrebatadora. O foco da mostra concentra-se nessa produção apresentando peças, de grandes dimensões com títulos poéticos, como Enleio, Xamã, Cântico da Noite, Jardim Íntimo, Rio Profundo, Va Pensiero, Musgos, Azul-Esperança, Visão de Verão, entre outros. Norberto Nicola era um artista criativo, exuberante e solar que dizia sobre a arte: “Para mim não existe isto de arte mental, ela precisa ser feita com o coração e com o Eros”.

“O trabalho de Nicola é uma explosão de cor e movimento. Exímio colorista, o artista enreda-se na lã, nos cordões e nas tiras, trança planos, alcança o espaço e uma sensualidade candente e ancestral exala das suas peças. Ele explora a espessura dos fios de lã, sisal, nylon, palha e crina enrolando-os em torno de cordões, criando texturas sutis e entrega-se inteiramente à volúpia das cordas e tiras que caem e se entrelaçam.

Em outra vertente o artista trabalha determinadas áreas da tapeçaria com uma infinidade de fios de lã cortados e colocados lado a lado. Através da variação do comprimento desses fios, cria áreas de texturas curtas, quase doces, que remetem à maciez de penugens; ou mais felpudas, como peles de ovelhas; ou ainda hirsutas, com a mescla da lã às fibras vegetais. Integra os diferentes planos através da inserção de grossos cordões pendentes que, em alguns casos, podem até ser deslocados pelo espectador. E faz tudo vibrar através do uso intenso da cor.” Denise Mattar

Beth Santos

www.legadoarte.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s