Art Nouveau

Caracterizado por suas  linhas longas, sinuosas e assimétricas e com inspiração na natureza, o Art Nouveau foi um movimento de vanguarda que surgiu como uma tentativa deliberada de criar um estilo novo, livre do historicismo imitativo que dominou a maior parte da arte do século 19, para adaptar-se a vida cotidiana, as mudanças sociais e ao ritmo acelerado da vida moderna.

De alguma forma, o Art Nouveau foi uma resposta à Revolução Industrial pois, enquanto alguns artistas se maravilhavam com o progresso tecnológico, outros lamentavam a produção em massa dos bens feitos  à máquina – esses acreditavam que todas as obras deveriam trabalhar em harmonia para ser uma ‘obra de arte total‘, elevando as artes decorativas ao nível de arte, aplicando as técnicas artesanais mais elaboradas na produção dos objetos do cotidiano.

A arquitetura, as artes decorativas, o design, as artes gráficas e o mobiliário, foram fortemente influenciados por este novo estilo que compreende os anos de 1890 e 1914. Seu apogeu se deve ao projeto de redecoração da casa de um comerciante de arte e colecionador chamado Siegfried Bing, realizado por arquitetos e designers. Este projeto foi apresentado na Exposição Universal de Paris de 1900, conferindo visibilidade e reconhecimento internacional ao movimento.

A iminência da primeira guerra associada aos novos padrões estéticos que surgiram após 1910, como o Art Déco,  a escola Bauhaus, e o estilo moderno, substituindo as curvas delicadas  por implacáveis ​​linhas retas paralelas, leva ao esquecimento o estilo Art Nouveau. Este movimento retorna consagrado nos anos 70 e hoje eu seleciono algumas imagens de objetos que pertencem ao acervo da L-A para compartilhar com vocês.

Bjs,

Beth Santos

www.legadoarte.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s