Novidades da Semana – A Arte do Colecionismo

Sempre admirei o colecionador, este ser que para muitos parece irracional em sua paixão, mas que é justamente esta que possibilita a preservação do que é de valor.

É o colecionador que, em sua infinita paciência, constante busca, cuidado na preservação, permite que outros possam de alguma forma desfrutar o prazer de admirar obras que teriam se perdido no tempo e no esquecimento.

Por conta disto foi que, ao saber do desejo de um grande colecionador e querido amigo em catalogar e apresentar sua coleção de ourivesaria sacra barroca, dediquei-me ao trabalho de auxiliá-lo na edição de imagens e textos deste que, com certeza, será uma referência do assunto.

As horas dedicadas a isto foram amplamente compensadas pelo prazer de ter contato com estas pequenas, porém maravilhosas obras de arte e, mais do que isto, o aprendizado que é ter tido ao lado um colecionador tão intensamente envolvido com cada uma de suas peças, as histórias dos achados, as pesquisas, o deslumbramento com cada nova informação.

O sacro e o barroco estão na alma da arte brasileira e sempre aparecem aqui e ali mesmo nas obras mais modernas. Está no trabalho de Lucio Costa, responsável pela catalogação de boa parte das igrejas jesuíticas brasileiras e pela estruturação do hoje IPHAN, em quadros de Djanira, em cadeiras de Tenreiro, na marquesa de Niemeyer, é enfim o legado de nosso passado.

E é este passado maravilhoso que chega até nós através dos colecionadores.

Maria Rainha e outras Devoções - capa

As dezenas de peças fotografadas me deixaram maravilhada e com certeza deixarão vocês também.

Relicário Castanha

Imagens do Divino e Cruz com colher para benção

Obrigada a este amigo que permite através deste trabalho que outros possam também desfrutar de sua coleção. E obrigada a todos os colecionadores, mantenedores do belo, da arte e da história.

Beth Santos

www.legadoarte.com.br

catálogo à venda na Legado Arte

Anúncios

2 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s